terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tempos romanos

Se você tem crises de angústia com a impermanência das coisas, se este mundo moderno onde tudo é fast, descartável e single-serving te deixa em crise, então Roma é a cidade pra você.

Isso aqui não foi apelidado de Cittá Eterna por acaso.

Aqui tudo dura e permanece, a começar pela paisagem: trata-se da única - vejam bem, ÚNICA - cidade do mundo que conserva trechos e trechos de dois mil anos atrás. No meu caminho de casa para o trabalho, passo todo dia por vários prédios mais antigos que o Brasil. Só não digo que Roma é uma viagem ao passado porque aqui nada disso é passado, nada disso é relíquia. Toda a parte antiga de Roma continua viva, protagonista, a fazer parte da vida da cidade e das histórias das pessoas. Basta ver as noivas tirando foto na frente do Coliseu pra entender do que eu estou falando. O clichê de que "Roma é um museu a céu aberto" passou a soar meio estranho depois que vim morar aqui : a relação do romano com as ruínas, com as obras de arte, com os prédios antigos - enfim, com seu passado eternizado na arquitetura da cidade - nada tem de contemplativa. Nada daquilo é vivenciado como "peça de museu", mas sim como uma parte da paisagem, tão naturalmente incorporada como o Pão-de-Açúcar ou o Corcovado para o carioca.

Deve ser esta proximidade física com o passado e suas relíquias que incute no romano uma sensação de permanência, de eternidade. A arquitetura, de certa forma, acabou por moldar o caráter do povo. Aqui ninguém age como se precisasse ter pressa para nada - experimente contratar alguém para consertar uma parede na sua casa e você vai entender do que eu estou falando. Outro dia fomos jantar em uma cantininha perto de casa e nos atendeu uma simpática velhinha, cabelos brancos presos num coque, que contou ter mais de oitenta anos e trabalhar naquele mesmo restaurante há impressionantes 65 anos. Aqui os negócios duram, passam de pai pra filho, os empregos duram, tudo cria raízes. Na esquina do nosso trabalho tem um restaurante que o antigo chefe do meu marido frequentava, quando morou em Roma em 1972 - antes de eu nascer, portanto. Nós compramos meias, cuecas, pijamas e camisas em uma loja na Via del Corso que está lá dal 1850. Poderia seguir em exemplos desse tipo até encher o saco do leitor. Tudo isso contribui para aumentar no romano esta sensação de eternidade das coisas, para tirar deles o senso de urgência que é o traço distintivo de nossa sociedade moderna. Por essas e outras é que aqui eles se permitem indulgências impensáveis para quem foi criado na cultura do time is money, tais como férias coletivas em agosto - quando em Roma ficam só turistas e serviços para eles voltados - e horários de trabalho que muitas vezes iniciam às 10:30 da manhã. Com direito a fechar para o almoço! Almoço, bem entendido, é uma refeição que se compõe de antipasto, primo piatto, secondo piatto, sobremesa e cafezinho. Comer com pressa, imagina, peccato!

A Itália é dona da segunda maior expectativa de vida do mundo - só perde para o Japão. Ou seja, aqui também as pessoas duram. Se na Europa a gente, que é brasileiro, já fica chocado com a quantidade de velhinhos, imagine você por estas bandas. E são velhinhos que tocam sua vida, independentes por gosto ou por necessidade. Nos supermercados, restaurantes, museus, ônibus, lojas, praças, lá estão eles, os velhinhos, lembrando ao italiano médio de que a vida aqui é looooooonga, meu filho, se estressar pra quê?

Vai por mim: em tempos de internet, de fast food, de vôos intercontinentais, de ficar em vez de namorar, quando bater uma angústia existencial desse tudo-muda-e-nada-dura, pegue um avião pra Roma. Aqui a sensação é de que tudo permanece, de que a vida corre em um outro ritmo. E, quer saber? Essa cultura da lentezza - que, confesso, às vezes me exaspera - deve ser a responsável pela longevidade dos romanos.

Nenhum comentário: